top of page

​Com uma visão ampliada pelos conceitos holísticos de saúde, concluiu que é preciso atuar na formação de bases saudáveis para o organismo que pretende gerar a saúde dos dentes e oferecer serviços odontológicos que não afetem a integridade orgânica ou sistêmica do paciente.​Sendo assim, adotou a Odontologia Biológica ou Odontologia Bio oxidativa como proposta de trabalho, tornando-se o precursor da disseminação dessa inovadora filosofia no país.

Dr. Carlos Coachman

Especializações: Periodontia e Disfunção Temporo Mandibular, bem como atuação nas áreas de Dentística, Prótese e Estética.

Pioneiro no uso de Raio Laser e na aplicação dos conhecimentos da medicina antroposófica em odontologia no Brasil, consolidou uma tendência que caracterizaria seu trabalho a partir de então: o emprego de alta tecnologia aliada ao enfoque multidisciplinar. Por meio da realização de workshops, o Dr. Carlos executou ao vivo procedimentos que eram projetados para a plateia em telões.

Em 1999 cooperou com a fundação da Academia Brasileira de Odontologia Estética, sendo nomeado seu primeiro Presidente por 2 anos.Nos anos 2000, após vários anos de práticas pioneiras e sintonizado com as expectativas da medicina do terceiro milênio, que preconiza uma visão holística da saúde humana, Carlos S. Coachman aprofundou-se em Antroposofia, Iridologia, Homotoxicologia e Terapia Neural.

Seus filhos, o Dr. Alfredo Shalders Coachman e o Dr. Charles Shalders Coachman, formados pela faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 1928 e 1936 respectivamente, também inovaram quando, na década de 50, trouxeram o modelo de trabalhar na forma de equipe clínica, com laboratório de prótese próprio, em imóvel projetado para este fim e situado fora do centro urbano.

Família Coachman

Com mais de 170 anos de tradição em Odontologia, a 1ª geração da linhagem Keyes – Coachman iniciou as atividades nos Estados Unidos no século XIX. Em 1849, o Dr. John Washington Keyes, formado em Medicina pelo Medical College of Ohio, contribuiu com o desenvolvimento da literatura científica da odontologia.​

A 2ª geração estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde iniciaram as atividades na odontologia. Em 1871, John William Coachman recebeu do governo imperial brasileiro o título “Ofício de Dentista” e, com seus cunhados Charles Whiting Keyes e William Baldwin Keyes, iniciou o que se tornaria uma tradição para a família no país. Esses dentistas distinguiram-se servindo ao Imperador Dom Pedro II. Nesse período, comandada pelo Dr. John William e seus cunhados, a Clínica Coachman e Cia. entra para a história da odontologia no país. Os Drs. James Joseph e Hentz, filhos do Dr. John William, dão continuidade à tradição. O Dr. Hentz Coachman, formado pela Pennsylvania Dental School, transfere-se do Rio de Janeiro com seu pai e juntos instalam, agora em terras paulistas, uma clínica destinada a grande renome.

bottom of page