Odontologia Biológica

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Logotipo

Índice do Artigo
Logotipo
Por que cinco?
Ciclo Sheng
Todas as Páginas

Nosso logotipo é uma estilização da estrela de cinco pontas, que alude à Lei dos Cinco Elementos, um importante preceito da Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida como uma das medicinas tradicionais mais antigas pela Organização Mundial da Saúde (2005).

ciclo-logo

A Medicina Tradicional Chinesa possui uma estrutura sistemática de base filosófica e pressupõe a existência de leis fundamentais que regulam o funcionamento do organismo e se aplicam tanto ao tratamento das doenças como à manutenção da saúde.

A Lei dos Cinco Elementos estabelece uma correspondência entre o corpo humano e os cinco elementos da natureza – madeira, fogo, terra, metal e água – de forma que cada elemento representa uma determinada característica emocional, mental ou fisiológica, uma estação do ano, uma cor, um sabor ou órgão do corpo.

Em nossa proposta, essa correlação se daria entre um grupo de dentes e o elemento, ilustrado pela respectiva cor que o indica no logotipo.

Tal princípio norteia o uso de diversas técnicas empregadas pela Medicina Tradicional Chinesa para diagnosticar ou tratar órgãos, vísceras e partes distantes do corpo por meio do estímulo e do toque de microssistemas como mãos, pés, orelhas, costas e dentes.

O mesmo conceito permite pensar os dentes como uma área somatotópica e afirmar que a odontologia convencional, ao tratar os dentes, pode eventualmente atingir de maneira positiva ou negativa o organismo.

A odontologia biológica visa atingir a saúde integral e suas bases podem ser compreendidas pela análise dos mapas de reflexologia dental, que se fundamenta na Medicina Tradicional Chinesa e fornece o contexto de criação de nosso logotipo.

Com seu temperamento contemplativo, o povo chinês observou que os opostos se complementam para gerar a integralização e a harmonia. Só o integral pode ser harmonioso. Quente e frio, quietude e movimento, escuro e iluminado, expansão e contração. 

logo odont_1

A esta interpretação foi dado o nome de iniologia, a habilidade de qualificar aspectos da natureza e do ser humano em yin e yang. As mutações jamais cessam e é assim que se processa a harmonia necessária à vida. Ao atingir um ponto de saturação, toda e qualquer energia migra para o seu oposto em busca do equilíbrio, e na saúde, quando isto não acontece, surge a doença.



You are here: